A realização de exames presenciais far-se-á de acordo com as boas práticas em vigor no ISEG no âmbito das medidas de prevenção face ao COVD-19. As salas de aulas afetas aos exames apresentam uma capacidade ajustada à realidade COVID-19 e vão ser mantidos e até reforçados os procedimentos de arejamento e limpeza.
As regras gerais a ter presente são:
· Obrigatoriedade do uso de máscara nas instalações do ISEG por todos os membros da comunidade académica e utentes;
· Obrigatoriedade de desinfeção das mãos à entrada de todos os edifícios;
· Cumprimento das recomendações da DGS no que diz respeito à desinfeção com solução desinfetante e lavagem das mãos;
· Cumprimento das regras de distanciamento social e em todos os espaços do ISEG;
· Manutenção dos Procedimentos que constam no Plano de Contingência do Instituto Superior de Economia e Gestão para prevenção de transmissão da infeção humana pelo coronavírus (COVID-19), com especial relevância para as questões de limpeza, higienização e desinfeção dos espaços e funcionamento da sala de isolamento e procedimentos a seguir perante um caso suspeito;
· Quando se entra nas salas do ISEG já estão marcados os lugares em que não se podem sentar para garantir o distanciamento.
Se é aluno importa ainda referir que quando se deslocar ao ISEG para a realização do exame deve ter em atenção as regras que constam na página do ISEG e os avisos e indicações afixados nas instalações dos quais se destacam:
· Obrigatoriedade do uso de máscara nas instalações do ISEG;
· Obrigatoriedade de desinfeção das mãos à entrada de todos os edifícios;
· Cumprimento das regras de distanciamento social;
· Cumprimento das regras de etiqueta respiratória;
· Não permanência no interior dos edifícios para além do tempo estritamente necessário;
· A entrada e saída da sala marcada para o exame deve ser feita garantindo o distanciamento social;
· Alguns minutos antes da hora do exame deve dirigir-se para a sala marcada para o exame e deve aceder à mesma de imediato minimizando o tempo de permanência nos corredores.
· Cumprimento das regras de ocupação dos espaços não usando os lugares assinalados como indisponíveis;
· Após ocupar o seu lugar na sala de exame não é permitida a mudança de lugar.
Se é docente importa ter em atenção o seguinte:
· Se o exame vai decorrer em mais de uma sala deve, dentro do possível, informar os alunos sobre qual a sala a que se devem dirigir. Para tal, será aconselhável alocar os alunos por salas e divulgar essa informação antecipadamente aos alunos no AQUILA;
· Deve evitar fazer a chamada na entrada da sala para evitar acumulações desnecessárias de pessoas. A confirmação da presença do aluno e sua identificação deve ser feita com o aluno sentado na sala de aula;
· Quanto ao período de reserva dos enunciados dos exames antes de serem distribuídos pelos alunos há que salientar que sobre o manuseamento do papel é dito pela DGS que não implica um risco adicional elevado. Também importa referir que o mesmo será manuseado antes de ser entregue ao aluno por um número muito limitado de pessoas e pelo menos 24h antes de ser distribuído. Assim, aconselhamos, se possível, a que as tarefas de reprodução e acondicionamento do exame sejam terminadas até 48h antes da realização do exame;
· Para os exames recolhidos e embora sobre o manuseamento de papel seja dito que não implica um risco adicional elevado, aconselhamos os professores, se possível, a manter os exames guardados durante 48h até os manusear.
Para qualquer esclarecimento adicional, por favor contacte o Gabinete do Administrador (gabineteadministrador@iseg.ulisboa.pt).