Outras

In memoriam de Filipa Duarte de Carvalho

Manifestamos profundo pesar pelo falecimento da Professora Doutora Filipa Duarte de Carvalho, no passado dia 2 de junho.

O velório será realizado no dia 6 de Junho, quinta-feira, a partir das 15h30 e até às 22h30, na igreja paroquial de Laveiras, Caxias.

No dia 7 de Junho, pelas 11h00, será celebrada missa de corpo presente, seguindo o cortejo, a partir das 11h45, para o cemitério de Barcarena, para realização das cerimónias fúnebres, e cremação, previstas para as 12h15.

In memoriam de Filipa Duarte de Carvalho

“Foi com enorme pesar e profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento da Professora Doutora Filipa Duarte de Carvalho.

Nada indiciava este facto, ocorrido no passado dia 2 de junho, de forma súbita e totalmente inesperada, o que o torna ainda mais chocante.

Licenciada em Estatística e Investigação Operacional, em 1992, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, foi no Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica da Lisboa, que concluiu, em 1995, o Mestrado e, em 2002, o Doutoramento, ambos em Matemática Aplicada à Economia e Gestão.

Docente na nossa Escola, no Departamento de Matemática, desde 1993, sendo Professora Auxiliar desde 2002, a Filipa Duarte de Carvalho teria ainda muitos anos de serviço ativo pela frente.

Publicou vários artigos científicos na sua área de especialidade – Investigação Operacional – e esteve associada ao Centro de Investigação Operacional (CIO), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e ao Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica (CEMAPRE), da Universidade Técnica de Lisboa, hoje também Universidade de Lisboa, assim como à Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO).

Esta comunicação é-me ainda mais dolorosa pelo facto de a Filipa ter sido minha aluna, na Faculdade de Ciências, e de comigo ter trabalhado diretamente no ISEG na lecionação de diversas unidades curriculares.

Posso testemunhar a sua dedicação, a preocupação pela qualidade e eficiência na lecionação, o espírito de cooperação, em suma, o elevado profissionalismo do seu desempenho.

Todos os que com ela contactaram – professores, colegas, alunos e funcionários – são unânimes em atestar a qualidade, envolvimento, respeito, entusiasmo, método e rigor com que sempre desempenhou as suas funções.

Tinha acabado de concluir, em janeiro, a primeira versão completa do livro «Análise Matemática – com aplicações à Economia e à Gestão», em co-autoria com o Professor Filipe Oliveira, que me deu nota da grande satisfação da Filipa por ter finalmente finalizado este projeto que, à imagem de muitos outros, tinha ficado parado durante a pandemia. A publicação desta obra está para breve.

Trata-se de obra didática, deixada aos seus alunos, que tanto apreciavam as suas aulas e dedicação, e que tantas mensagens de pesar têm enviado. Será também por eles recordada com a melhor das memórias.

A sua partida prematura é uma perda profundamente sentida por todos nós.

À Família, os mais sentidos pêsames.

Até sempre, Filipa!”

Maria do Rosário Grossinho