No dia 18 de novembro, realiza-se o colóquio “Bento de Jesus Caraça e o Projeto Cosmos ontem e hoje”, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, com a participação do prof. Carlos Bastien (ISEG).
O Professor Bento de Jesus Caraça (1901-1947) foi uma das mais importantes personalidades portuguesas do século XX, com um trabalho ímpar nos planos cívico, cultural, social e científico. Apesar das restrições à sua acção colocadas pela ditadura salazarista, a sua obra foi sempre divulgada e tem sido ao longo dos anos regularmente citada e estudada.
O colóquio é organizado pela Associação Bento de Jesus Caraça, constituída em 2018 por um grupo de cidadãos que pensou que o que tem vindo a ser feito ao longo dos anos, sendo meritório, não explora na totalidade o pensamento e obra de Bento de Jesus Caraça. No sentido de poder contribuir para corrigir o défice informativo que existe sobre esta figura ímpar da cultura portuguesa, foi fundada esta Associação.
Deste modo, a Associação Bento de Jesus Caraça definiu por objectivo principal da sua actividade dar a conhecer a obra de Bento de Jesus Caraça em todas as suas facetas e promover a discussão em torno das suas ideias, nomeadamente entre as gerações que não conhecem o seu pensamento e obra, promovendo a cultura integral, através da divulgação das ciências, das humanidades e das artes nas suas diversas expressões, da edição de publicações que se coadunem com a prossecução dos seus fins e da organização de congressos, seminários, colóquios, conferências, debates e exposições. Os associados empenhar-se-ão num sistema educativo que tenha como fim último formar cidadãos nos valores da Cultura Integral, tal como Bento de Jesus Caraça preconizou no texto intitulado “A Cultura Integral do Indivíduo”
O Colóquio pretende analisar o que foi o grande Projeto Biblioteca Cosmos. De 1941 a 1948, ano do falecimento de Bento de Jesus Caraça, foram publicados 114 títulos desta coleção, alguns deles múltiplos, com uma tiragem extraordinária para a época, quase 7000 exemplares por livro. Era grande a variedade de temas abordados, repartido por sete séries: “Ciências e Técnicas”, “Artes e Letras”, “Filosofia e Religiões” e “Povos e Civilizações”, “Biografias”, “Epopeias Humanas” e “Problemas do Nosso Tempo”. O objetivo desta coleção, expresso pelo seu criador, era “prestar reais serviços aos seus leitores e, através deles, a uma causa pela qual lutávamos há muitos anos: a criação de uma mentalidade livre e de tonalidade científica entre os cidadãos portugueses”.
PROGRAMA
9.30 – 10.00 Recepção
10.00 – 10.10 Abertura – Luis Saraiva (Presidente da Direção da ABJC, CIUHCT, U. Lisboa), representante do MNHNC
10.10 – 11.00 António Pita (FLUC/CEIS20, U. Coimbra) – A polifonia da cultura: Bento de Jesus Caraça e a noção de enciclopédia.
11.00 – 11.30 Intervalo para café
11.30 – 12.20 Luis Crespo Andrade (FCSH-UNL, CHAM – Centro de Humanidades) – A Biblioteca Cosmos e as representações políticas e sociais da difusão enciclopédica.
12.20 – 13.10 Helena Neves (CEIS 20, U. Coimbra) – Raízes da Cosmos: do Monde de Barbuse à revista Litoral
13.10 – 15.00 Almoço
15.00 – 15.50 João Oliveira Duarte (IHA-Instituto de História de Arte da U. Nova de Lisboa) – Biblioteca Cosmos: um saber sofrido e subversivo
15.50 – 16.40 Joaquim Garrido (Livraria Cosmos-Edições Cosmos) – Bento de Jesus Caraça- ética semente da liberdade
16.40 -1 7.10 Intervalo para café
17.10-18.00 Carlos Bastien (ISEG, U. Lisboa) – Os livros de economia publicados na Cosmos
18.00-18.50 Augusto Fitas (U. Évora / IHC- cehfci) – Os livros científicos publicados na Cosmos
18.50-19.00 João Caraça (Presidente do Conselho Geral da ABJC, Fundação Calouste Gulbenkian) – Encerramento do Colóquio
A participação está sujeita a inscrição e tem um custo de 15€.
Inscrições abertas através de envio de email para o endereço abjc@associacaobentodejesuscaraca.pt indicando que quer participar no colóquio, e anexando o comprovativo da transferência bancária (IBAN – PT50 0035 0027 00085552 130 93).
Para mais informações e para torna-se membro da Associação Bento de Jesus Caraça, visite o site da associação: www.associacaobentodejesuscaraca.pt.
Cartaz (pdf)