No dia 27 de novembro, decorrerá no ISEG a conferência "Post-Sanctions Iran: Opportunities and Challenges", pelas 09h30, no Auditório 2 (Ed. Quelhas).
O Irão é a segunda maior economia do Médio Oriente e Norte de África com um PIB estimado em 406 mil milhões de dólares em 2014. Tem também a segunda maior população da região com 78.5 milhões de habitantes com um rendimento per capita acima dos 7000 dólares. A produção de petróleo e gás natural, a agricultura e a indústria são as principais actividades económicas nacionais. Em 2015, o acordo de controlo nuclear assinado com outras potências mundiais marcou um momento de viragem para uma "era pós-sanções", colocando o Irão novamente no tabuleiro da geopolítica internacional.
A conferência tem como objectivo debater os desafios e as oportunidades políticas, económicas, sociais e de segurança, tanto a nível interno como a nível de política externa, num Irão pós-sanções. Discutir-se-á o novo enquadramento económico e financeiro iraniano que se seguiu ao levantamento das sanções, as políticas governamentais actuais para envolver os actores de negócio e o impacto das alterações das dinâmicas regionais e globais.
Entre os oradores encontram-se o Vice-Ministro do Petróleo do Irão, Dr.
Amir Zamaninia, o Director do Planeamento de Políticas do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Dr.
Kazem Sajjadpour, a Conselheira Política do Programa Médio Oriente e Norte de África do Conselho Europeu sobre as Relações Externas,
Ellie Geranmayeh, e a Investigadora Associada / MacArthur Fellow do Centro de Estudos da Ciência e de Segurança do King's College London,
Dina Esfandiary.