Cursos e Workshops

Workshop CORE Economics

22 Mai das 09:00 às 16:00
ISEG, Sala Delta (Edifício Quelhas)

No dia 22 de maio, vai decorrer no ISEG um workshop de formação para os docentes do Departamento de Economia sobre a abordagem de ensino CORE (Curriculum Open-access Resources in Economics) Econ, que irá ser implementada no ISEG no âmbito da reestruturação do plano de estudo da Licenciatura em Economia/Economics.

O workshop conta com a participação de membros da equipa do CORE Economics: Prof. Carlos Cortinhas (Uni. of Exeter), Prof. Eileen Tipoe (Queen Mary, Uni. of London), Prof. Carlos Cabrales (Universidade Carlos III, Madrid), e Prof. Humberto Llavador (Pompeu Fabra, Barcelona).

A sessão decorre das 9h00 às 16h00, na sala Delta (Edifício Quelhas, piso 3).

Na visão do CORE Econ o ensino da economia deve contribuir para um mundo mais justo, mais sustentável e mais democrático, capacitando os alunos para compreender e debater a melhor forma de abordar problemas económicos e sociais mais complexos. A abordagem CORE Econ assenta numa metodologia inovadora que combina um elevado rigor analítico dos modelos e teorias económicas, devidamente contextualizadas, com o uso de dados reais para melhor compreensão dos problemas da sociedade. A representação da economia na abordagem CORE Econ inclui vários elementos importantes que normalmente não são abordados nos manuais pedagógicos convencionais de introdução à Microeconomia e à Macroeconomia.

Esta abordagem de ensino vai ser implementada a partir do ano letivo 2025/26 nas disicplinas de Microeconomia e de Macroeconomia do primeiro ano das licenciaturas em Economia/Economics, em Gestão/Management, e em Finance.

O programa do workshop encontra-se disponível neste link.

Cartaz (pdf)