Eventos Culturais

Exposição sobre o colonialismo no Museu Nacional de Etnologia

29 Out 2024 from 18:30 to 21:00
Museu Nacional de Etnologia
CEsA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento e o Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, convidam à inauguração da Exposição “Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário”.

A inauguração realiza-se no dia 29 de outubro de 2024às 18h30, no Museu Nacional de Etnologia.

A exposição “Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário”, patente ao público a partir de 30 de outubro de 2024 a 2 de novembro de 2025, no Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, visa apresentar as linhas de força do colonialismo português em África nos séculos XIX e XX, desconstruir mitos, descolonizar imaginários e contribuir, de forma pedagógica e acessível, para uma renovação do conhecimento sobre a questão colonial portuguesa.

Após a inauguração, a exposição poderá ser visitada às terças-feiras, das 14h00 às 18h00, e de 4ª feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

Concebida e coordenada por Isabel Castro Henriques, a exposição, integrada nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, apresenta também uma seleção de objetos de arte africana do Museu Nacional de Etnologia, sendo realizada no âmbito de parceria entre este Museu e o CEsA (CSG/ISEG-ULisboa).

Este projeto expositivo constitui o culminar de linhas de pesquisa desenvolvidas por uma equipa pluridisciplinar que reúne académicos de diferentes instituições e centros de investigação, sendo realizado no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.