Bem-vindo à página do Departamento de Ciências Sociais
O Departamento de Ciências Sociais (DCS) é uma subunidade orgânica do ISEG – Lisbon School of Economics & Management, da Universidade de Lisboa. Consubstanciando a missão do ISEG, designadamente no sentido da promoção de uma abordagem plural tanto no plano do ensino como no da investigação, o DCS desenvolve a sua atividade nos domínios do conhecimento do Direito, da História e da Sociologia.
É composto por vinte e nove docentes que asseguram a coordenação e a lecionação de diversas unidades curriculares em todas as licenciaturas (1.º Ciclo) do ISEG, assim como em programas de mestrado (2.º Ciclo) e de doutoramento (3.º Ciclo) oferecidos pelo ISEG e pela Universidade de Lisboa, ou, ainda, em estreita colaboração com outras instituições de ensino superior nacionais e internacionais.
No que se refere aos programas de doutoramento, o DCS assegura a responsabilidade direta pela coordenação científica do Doutoramento em História Económica e Social (PDHES) e do Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações (PDSEO), participando ainda na Coordenação do Programa Interuniversitário de Doutoramento em Sociologia (OpenSoc), do Doutoramento em Economia Política e do Doutoramento em Ciências da Sustentabilidade.
Os/as docentes do DCS desenvolvem a sua atividade de investigação no âmbito do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS) ou do Gabinete de História Económica e Social (GHES). Estas duas unidades de I&D do ISEG integram, desde 2013, o consórcio de Investigação em Ciências Sociais e Gestão (CSG) – entidade sujeita a avaliação regular pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Em linha com a referida missão, o DCS contribui para a elevada qualidade do ensino do ISEG, nas componentes científica e pedagógica, visando a formação de profissionais altamente qualificados/as que se afirmem também como cidadã/os socialmente responsáveis. Contribui, igualmente, através da investigação realizada pelos/as docentes, para a produção de conhecimento e o progresso científico, para um desenvolvimento económico e social do país que seja simultaneamente sustentável, inclusivo e socialmente justo, para a disseminação da sua produção científica junto da comunidade científica e para a transferência de conhecimento ao serviço da sociedade.
Presidente do Departamento de Ciências Sociais
Sara Falcão Casaca