Mestrado em Ciências Económicas
Plano Curricular 1ª Edição
Estratégia, Diplomacia Económica e Negócios Internacionais (EDENI)
UC Competência
Estratégia, Diplomacia Económica e Negócios Internacionais(Economia)UC Execução
Estratégia, Diplomacia Económica e Negócios Internacionais (2008/2009 - Semestre 1)Contextos
Grupo: 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
Período: 1 Ano, 1 Semestre
Grupo: 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 1
Período: 1 Ano, 1 Semestre
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta disciplina visa formar os estudantes, a partir de uma fundamentação teórica, sobre as novas condições em que evolui a economia internacional, incluindo a implementação de estratégias por parte de empresas e países, a interacção entre nações e firmas, o papel da diplomacia económica num contexto de declínio dos instrumentos comerciais tradicionais, a diversidade dos actores internacionais e a sua reacção face às organizações produtoras de regras, o aproveitamento das suas ?excepções? e pontos menos claros, jogos cooperativos e não cooperativos, estratégias para negociações e formação de redes.
Programa
.O conceito de estratégia. Estratégias empresariais internacionais;
.Fundamentos da política económica externa. Estratégias públicas de internacionalização;
.Nações e firmas na economia global;
.A abordagem da diplomacia económica;
.Os actores internacionais face às organizações. Processos de negociações;
.Agenda da pesquisa.
Metodologia de avaliação
A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.