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CECON  >  1ª Edição  >  Currículo  >  Estratégia, Diplomacia Económica e Negócios Internacionais

Mestrado em Ciências Económicas

Plano Curricular 1ª Edição


Estratégia, Diplomacia Económica e Negócios Internacionais (EDENI)

UC Competência

Estratégia, Diplomacia Económica e Negócios Internacionais(Economia)

UC Execução

Estratégia, Diplomacia Económica e Negócios Internacionais (2008/2009 - Semestre 1)

Contextos

Grupo: 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas

Período: 1 Ano, 1 Semestre

Grupo: 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 1

Período: 1 Ano, 1 Semestre

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta disciplina visa formar os estudantes, a partir de uma fundamentação teórica, sobre as novas condições em que evolui a economia internacional, incluindo a implementação de estratégias por parte de empresas e países, a interacção entre nações e firmas, o papel da diplomacia económica num contexto de declínio dos instrumentos comerciais tradicionais, a diversidade dos actores internacionais e a sua reacção face às organizações produtoras de regras, o aproveitamento das suas ?excepções? e pontos menos claros, jogos cooperativos e não cooperativos, estratégias para negociações e formação de redes.

Programa

.O conceito de estratégia. Estratégias empresariais internacionais;
.Fundamentos da política económica externa. Estratégias públicas de internacionalização;
.Nações e firmas na economia global;
.A abordagem da diplomacia económica;
.Os actores internacionais face às organizações. Processos de negociações;
.Agenda da pesquisa.

Metodologia de avaliação

A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.