Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

GAI  >  2ª Edição  >  Currículo  >  Estatística para Gestores

Mestrado em Gestão e Avaliação Imobiliária

Plano Curricular 2ª Edição


Estatística para Gestores (ESTG)

UC Competência

Estatística para Gestores(Matemática)

UC Execução

Estatística para Gestores (2009/2010 - Semestre 1)
Estatística para Gestores (2008/2009 - Semestre 1)

Contextos

Grupo: 2ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 2 Ano, 1 Semestre

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Ensinar as técnicas e conceitos fundamentais da estatística numa óptica virada para as aplicações para alunos com formações de base muito diferenciadas.

Ao concluir a unidade curricular os estudantes deverão estar aptos a compreender e aplicar um conjunto de técnicas estatísticas a dados de natureza económica, nomeadamente:

- Definir um modelo probabilístico adequado para responder a problemas simples;
- Estimar e testar os parâmetros do modelo;
- Aplicar uma análise baseada no modelo de regressão;
- Detectar problemas de heterocedasticidade ou de autocorrelação.

Programa

- Análise exploratória de dados;
- Variáveis aleatórias e distribuições probabilísticas incluindo medidas de localização e de dispersão;
- Amostragem e distribuições por amostragem;
- Estimação (por pontos e por intervalos);
- Teste de hipóteses paramétricas;
- Modelo de regressão linear, incluindo previsão.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.