Economias Emergentes (EEMER)
Área
AC Economia > UC Mestrados
Activa nos planos curriculares
Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativas 1, 2 e 3 > Economias Emergentes
Economia Internacional e Estudos Europeus > Economia Internacional e Estudos Europeus > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Economias Emergentes
Nível
2º Ciclo (M)
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
Esta UC integra o 3º semestre deste Mestrado, e visa sobretudo a realização de trabalhos práticos e o ?mergulho? nas transformações recentes da economia internacional, correspondendo a uma procura crescente por respostas a novas questões que se poderão eventualmente traduzir em TFM. Assim, ela introduz os alunos numa das problemáticas centrais da economia internacional no início do séc. XXI: os mercados emergentes. Quais as principais caraterísticas deste processo? Como analisá-lo à luz das teorias da economia internacional? Será sustentável ou é um fenómeno passageiro? Quais as principais implicações a vários níveis na arquitetura institucional económica e financeira internacional? A UC procurará responder a estas e outras questões, estimulando a investigação sobre as novas tendências da economia internacional, com destaque para o caso das economias emergentes.
Programa
- Economias emergentes: um conceito heterogéneo;
- A ascensão das economias emergentes e as bases do seu crescimento: forças e fraquezas;
- Os BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul: realidades e problemas;
- O impacto nas instituições e na arquitetura económica e financeira internacional (G20, novas instituições financeiras);
- Dilemas do processo e perspetivas.
Metodologia de avaliação
Época Normal (permite dispensa de exame final):
- Apresentação em aula, por um estudante ou grupo de estudantes (máximo 3 estudantes), de uma intervenção sobre um tema do programa a acertar com o professor (60%);
- uma prova escrita individual, sem consulta (40%).
Os alunos que não tiverem obtido aproveitamento na época normal e pretendam fazer a sua avaliação na época de recurso, farão uma prova escrita individual que abrange toda a matéria leccionada.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.