Ética em Economia e Negócios Internacionais (EENI)
Área
AC Economia > UC Mestrados
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Nível
2º Ciclo (M)
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
Estudar ética é mais do que estudar códigos de conduta individual e profissional.
A ética envolve questões variadas relacionadas com o contexto institucional e organizacional, com a decisão política, com os conflitos entre os deveres profissionais e morais. Nesta disciplina pretende-se debater e integrar soluções que auxiliem a compreensão e a capacidade de desenvolvimento e de implementação por parte dos decisores -executivos, reguladores e legisladores- de uma conduta ética nos diversos níveis de decisão. Terá duas vertentes de análise: a ética empresarial e a ética nas organizações internacionais. Na primeira pretende-se analisar a decisão ética nas organizações empresariais e os desafios da ética nas empresas. Na segunda, visa-se abordar propostas e iniciativas para o desenvolvimento da responsabilidade social das organizações e de uma intervenção nas relações internacionais que envolva uma conduta ética.
Programa
1. Por quê estudar ética empresarial e nas organizações internacionais?
2. As teorias éticas:
- Teorias normativas;
- Teorias prescritivas.
3. A decisão ética nas organizações empresariais:
- A influência da cultura nacional;
- Os fatores individuais;
- O fatores organizacionais.
4. Os desafios da ética nas empresas:
- Vantagens na formalização de regras éticas;
- Os códigos de conduta organizacionais e profissionais;
- Práticas e políticas de gestão para promover comportamentos éticos.
5. Ética e organizações internacionais:
- Comportamentos não éticos nas organizações e relações internacionais;
- Iniciativas para o desenvolvimento da Responsabilidade Social das Organizações;
- Contributos da Doutrina Social da Igreja.
Metodologia de avaliação
Época normal: média da classificação da avaliação contínua (50%) com um exame (50%); a classificação da avaliação contínua é dada pela classificação de respostas individuais ou de grupo a questões suscitadas nas aulas, correspondendo 25 % às secções 2 e 3 do programa e 25% à secção 4 do programa. Não será aprovado quem tiver menos de 8 no exame.
Época de recurso: classificação do exame, contando a classificação da avaliação contínua para quem usar esta prova como alternativa à época normal.
Bibliografia
Principal
Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas,
Almeida, Filipe (2010)
2018-2019
Princípia, Publicações Universitárias e Científicas (Parte III e Parte IV).
Dos Fundamentos às Práticas
Neves, Maria do Céu Patrão (coordenação) (2016)
2018-2019
Dos Fundamentos às Práticas
Ética aplicada à Economia
Neves, Maria do Céu Patrão e Neves, João César das (coordenação) (2016)
2018-2019
Edições 70
Uma Teoria da Justiça
Rawls, John (2013),
2018-2019
Editorial Presença (3ª edição).
Ethics & International Affairs
Rosenthal, Joel H. and Barry, Christian (2009)
2018-2019
Georgetown University Press (3.ª edição)
Sobre Ética e Economia,
Sen, Amartya (1988)
2018-2019
Almedina
A Ideia de Justiça,
Sen, Amartya (2012)
2018-2019
Almedina
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.