Globalização e Mercados Regionais (GMR)
Área
AC Economia > UC Mestrados
Activa nos planos curriculares
17ª Edição > 17ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Globalização e Mercados Regionais
3ª Edição > 3ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 2 > Globalização e Mercados Regionais
16ª Edição > 16ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Globalização e Mercados Regionais
14ª Edição > 14ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Globalização e Mercados Regionais
13ª Edição > 13ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Globalização e Mercados Regionais
12ª Edição > 12ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Globalização e Mercados Regionais
11ª Edição > 11ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Globalização e Mercados Regionais
10ª Edição > 10ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Globalização e Mercados Regionais
8ª Edição > 8ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Globalização e Mercados Regionais
7ª Edição > 7ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Globalização e Mercados Regionais
6ª Edição > 6ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Globalização e Mercados Regionais
5ª Edição > 5ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Globalização e Mercados Regionais
4ª Edição > 4ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Globalização e Mercados Regionais
3ª Edição > 3ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Globalização e Mercados Regionais
15ª Edição > 15ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Globalização e Mercados Regionais
1ª Edição > 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Globalização e Mercados Regionais
16ª Edição > 16ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Globalização e Mercados Regionais
2ª Edição > 2ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 2 > Globalização e Mercados Regionais
Nível
2º Ciclo (M)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
Dar aos alunos os conhecimentos essenciais das várias teorias do comércio internacional e do investimento directo estrangeiro.
Pôr os anos a reflectir sobre os vários aspectos da globalização, nomeadamente sobre o papel das firmas multinacionais.
Analisar o papel das organizações internacionais, nomeadamente do GATT-OMC, na regulação do comércio e do investimento internacionais.
Desenvolver nos estudantes a análise crítica e a forma concisa e rigorosa de escrever e expor.
Programa
- Teorias do comércio internacional;
- Teorias do investimento directo estrangeiro e o papel das firmas multinacionais;
- Comércio livre ou política comercial estratégica?;
- Conceitos de globalização;
- As duas ondas de globalização: semelhanças e diferenças;
- Regionalização versus globalização;
- Os vários níveis da integração económica e os principais blocos regionais;
- Comércio, ambiente e globalização: o papel da OMC e a agenda pós- Seattle;
- Estudos empíricos.
Metodologia de avaliação
A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.