Economia e Política do Desenvolvimento (EPD-DCI)
Área
AC Economia > UC Mestrados
Activa nos planos curriculares
Desenvolvimento e Cooperação Internacional > Desenvolvimento e Cooperação Internacional > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Economia e Política do Desenvolvimento
Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Economia e Política do Desenvolvimento
Nível
2º Ciclo (M)
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 121.0 h/semestre
Créditos ECTS: 9.0
Objectivos
Esta Unidade Curricular propõe um quadro compreensivo da evolução do pensamento económico sobre o fenómeno do desenvolvimento, analisando as suas divergências e convergências com base nos percursos de desenvolvimento observados em diferentes regiões do mundo. A Unidade faz uma revisão crítica das principais teorias do desenvolvimento, desde as abordagens pioneiras do segundo pós-guerra até às propostas teóricas que, mais recentemente, têm impulsionado a renovação do debate no seio da Economia do Desenvolvimento. Analisa as políticas de desenvolvimento e os mecanismos de intervenção sobre os processos económicos e sociais, sobretudo, nos contextos de transição e modernização das sociedades. E introduz uma reflexão sobre a globalização atual e suas consequências sobre a conceção e execução das políticas de desenvolvimento.
Programa
? Desenvolvimento e desenvolvimento económico: uma introdução
? As abordagens ?tradicionais? do desenvolvimento económico: estruturalistas e neoclássicos
? Convergências e divergências teóricas nas abordagens actuais do desenvolvimento económico
? A política como meio de intervenção. O intervencionismo do Estado numa perspectiva histórica
? Políticas económicas de desenvolvimento
? Políticas sociais de desenvolvimento
? A globalização actual e seus efeitos sobre as políticas de desenvolvimento
Metodologia de avaliação
A avaliação de época normal é constituída por duas recensões críticas (25% cada) e por uma prova escrita final (50%). A avaliação de época de recurso é constituída apenas por uma prova escrita final (100%).
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.