Estratégia, Diplomacia Económica e Negócios Internacionais (EDENI)
Área
AC Economia > UC Mestrados
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Nível
2º Ciclo (M)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
Esta disciplina visa formar os estudantes, a partir de uma fundamentação teórica, sobre as novas condições em que evolui a economia internacional, incluindo a implementação de estratégias por parte de empresas e países, a interacção entre nações e firmas, o papel da diplomacia económica num contexto de declínio dos instrumentos comerciais tradicionais, a diversidade dos actores internacionais e a sua reacção face às organizações produtoras de regras, o aproveitamento das suas ?excepções? e pontos menos claros, jogos cooperativos e não cooperativos, estratégias para negociações e formação de redes.
Programa
.O conceito de estratégia. Estratégias empresariais internacionais;
.Fundamentos da política económica externa. Estratégias públicas de internacionalização;
.Nações e firmas na economia global;
.A abordagem da diplomacia económica;
.Os actores internacionais face às organizações. Processos de negociações;
.Agenda da pesquisa.
Metodologia de avaliação
A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.