Gestão e Estratégias de Internacionalização (GEI)
Área
AC Economia > UC Doutoramentos
Activa nos planos curriculares
Economia > Economia > 3º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Gestão e Estratégias de Internacionalização
Nível
Doutoramento (D)
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Orientação Tutorial (OT): 13.0 h/semana
Créditos ECTS: 7.5
Objectivos
Dentro da área de economia internacional e desenvolvimento, esta UC visa dar uma formação avançada, tanto teórica como aplicada tendo em conta as novas condições em que evoluem os diversos fluxos internacionais e os seus efeitos sobre as
empresas e os governos, focando em particular a implementação das estratégias e politicas que eles adotam bem como as
suas transformações. Destacamos. entre outros. os seguintes tópicos:
-A interação estratégica entre estados e firmas na frente externa;
-As mutações nas politicas comerciais e de investimento;
-A internacionalização das empresas: fundamentos e estratégias;
-O papel da diplomacia económica num contexto de declfnio dos instrumentos comerciais tradicionais;
-A estratégia para negociações internacionais e a tomada de decisões.
Programa
1. INTRODUÇÃO: DESAFIANDO AS TEORIAS CLÁSSICAS E NEOCLÁSSICAS NA ECONOMIA INTERNACIONAL- REALISMO,
IMPERFEIÇÃO DE MERCADOS E RETORNO DOS ATORES EXCLUÍDOS
2. A DINÂMICA DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS: INVESTIMENTO DIRETO ESTRANGEIRO E FIRMAS MULTINACIONAIS
3. ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS PELA VIA DO COMÉRCIO EXTERNO: UMA ANÁLISE COM BASE NA DISCRIMINAÇÃO INTERNACIONAL DE PREÇOS, DUMPING E ANTI-DUMPING
4. A CONVERGÊNCIA ESTADO/EMPRESAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO NUMA PERSPETIVA DE LONGO PRAZO
5. DIPLOMACIA ECONÓMICA: FUNDAMENTOS, EVOLUÇÃO E ANÁLISE DE ESTUDOS EMPfRICOS
6. ENQUADRAMENTOS INTERNACIONAIS E GOVERNANCA GLOBAL
Metodologia de avaliação
Trabalho Escrito / Exame
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.