Geopolítica e Desenvolvimento (GDEV)
Área
AC Economia > UC Optativas
Activa nos planos curriculares
Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Geopolítica e Desenvolvimento
Management > Management > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Geopolítica e Desenvolvimento
Gestão > Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Geopolítica e Desenvolvimento
Finanças > Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Geopolítica e Desenvolvimento
Economics > Economics > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Geopolítica e Desenvolvimento
Economia > Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Geopolítica e Desenvolvimento
Nível
1º Ciclo (L)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 39.0 h/semana
Créditos ECTS: 4.0
Objectivos
Assumindo que a ajuda ao desenvolvimento tem conexões e interesses geopolíticos (quase sempre não coincidentes) entre os principais atores envolvidos, a presente unidade curricular tem como objeto estudar a relação entre os dois fenómenos num contexto evolutivo, conceptual e dinâmico. O objetivo principal é não só familiarizar os estudantes de economia e gestão para as mudanças geopolíticas no mundo, mas sobretudo analisar as implicações destas na ajuda como instrumento de política externa para a ?nova? geografia do desenvolvimento na era contemporânea. Assim, analisa-se de forma crítica e transversal as alterações geopolíticas e o impacto na ajuda ao desenvolvimento no contexto de quatro grandes vetores: segurança e desenvolvimento; pobreza e crescimento; recursos e sustentabilidade; comércio e investimento.
Programa
1. Poder, segurança e desenvolvimento
2. Pobreza e crescimento económico
3. Recursos e desenvolvimento sustentável
4. Comércio e investimento
? Propor aos estudantes uma análise critica sobre as condições que levaram à emergência da ajuda como instrumento geopolítico dos Estados a partir da Segunda Guerra Mundial até ao presente;
? Promover o debate sobre as alterações geopolíticas mais relevantes e as suas implicações para a ajuda ao desenvolvimento;
? Despertar nos estudantes de economia e gestão uma visão diferente para a ajuda ao desenvolvimento tendo em conta os atores envolvidos (países emergentes vs. países tradicionais) e regiões alvo da ajuda;
? Desafiar os estudantes a refletir nas oportunidades e desafios da ajuda ao desenvolvimento no mundo geopolítico atual pós-colonial, globalizado, e policêntrico.
Metodologia de avaliação
A avaliação de época normal é constituída por seminários de grupo (20%), duas recensões críticas (15% cada) e por uma prova escrita final (50%). A avaliação de época de recurso é constituída apenas por uma prova escrita final (100%).
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.