Europa Global: Diplomacia, Comércio e Segurança num Mundo Multipolar (EUROGLOB)
Área
AC Economia > UC Mestrados
Activa nos planos curriculares
Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativas 1, 2 e 3 > Europa Global: Diplomacia, Comércio e Segurança num Mundo Multipolar
Nível
2º Ciclo (M)
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
Esta unidade curricular tem como objetivo analisar criticamente o papel da União Europeia (UE) enquanto atriz global em termos políticos, económicos e normativos. Explora o papel da UE no quadro das transformações dinâmicas no quadro da governação económica mundial e como é que tem respondido interna e externamente aos novos desafios e oportunidades de um mundo cada vez mais multipolar. Para isso, irá analisar de forma crítica e transversal três grandes questões que moldam a política global da EU: segurança, comércio e valores. Em termos temporais, esta unidade curricular focaliza-se no período após o Tratado de Lisboa de 2009 e dedicará atenção particular às políticas de cooperação europeias e à sua importância e impacto, em termos diplomáticos, económicos e securitários, no seio da estratégia global da UE.
Programa
Esta unidade curricular refletir e debater as principais questões que estão na base da política global da EU desde 2009 após as mudanças institucionais e organizacionais geradas com o Tratado de Lisboa e com a emergência de um mundo multipolar que vem desafiar a governação política e económica global vigente desde o final da Segunda Guerra Mundial. A unidade curricular irá abordar 3 grandes questões estruturantes da política global da UE: segurança, comércio e valores. Em termos gerais, esta unidade curricular irá:
- Propor aos estudantes uma análise critica sobre as condições que estão na origem e evolução da política global da UE;
- Promover o debate sobre o processo de negociação e decisão da política global da UE;
- Desafiar os estudantes a refletir nas oportunidades e desafios para a UE enquanto atriz global num potencial mundo pós-Ocidental e multipolar.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
- Seminários Individuais (40%)
- Ensaios de Grupo (60%)
Avaliação não contínua:
- Exame (100%)
Os seminários individuais e os trabalhos de grupo são avaliados segundo os seguintes critérios:
Apresentação (10%), estrutura (20%), análise crítica (30%) e conhecimento da matéria (40%).
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.