Sondagens (SOND)
Área
AC Matemática > UC Optativas
Activa nos planos curriculares
Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial > Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Sondagens
Econometria Aplicada e Previsão > Econometria Aplicada e Previsão > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 1 > Sondagens
Economics > Economics > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Sondagens
Management > Management > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Sondagens
Decisão Económica e Empresarial > Decisão Económica e Empresarial > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Sondagens
3ª Edição > 3ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Sondagens
8ª Edição > 8ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativas Outros Mestrados > Sondagens
1ª Edição > 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Percurso C > Sondagens
2ª Edição > 2ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Sondagens
Gestão > Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Sondagens
Finanças > Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Sondagens
Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Sondagens
Economia > Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Sondagens
Nível
2º Ciclo (M)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 161.0 h/semestre
Créditos ECTS: 7.5
Objectivos
- Identificar fatores estatísticos e operacionais que condicionam a escolha do desenho amostral e dos estimadores mais apropriados à informação disponível e objetivos do estudo;
- Conhecer os principais métodos de amostragem e contexto da sua aplicação;
- Alertar para aspetos relevantes de qualidade das sondagens de forma a ser capaz de avaliar criticamente metodologias utilizadas em estudos por amostragem.
Programa
- Noções básicas de amostragem. Etapas de um plano de sondagem;
- Métodos de amostragem;
- Amostragem casual simples. Dimensão da amostra;
- Utilização de informação suplementar. Estimação por índice e por regressão;
- Amostragem estratificada. Estratificação a posteriori;
- Amostragem por conglomerados. Amostragem bi-etápica;
- Principais fontes de erro na recolha de informação. A não resposta;
- Sondagens complexas com o SPSS.
Metodologia de avaliação
.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.