Economia da Inovação e do Conhecimento (EIC)
Área
AC Economia > UC Mestrados
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Nível
2º Ciclo (M)
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
As matérias dadas e a organização da disciplina têm como objetivo a transmissão de conhecimentos essenciais para a compreensão do fenómeno da inovação e da produção do conhecimento economicamente relevante.
A disciplina pretende dotar os alunos de uma grelha analítica para equacionarem as realidades complementares da empresa e do sistema da inovação, tendo em conta as interações complexas que atualmente estão na base da conceção, produção e difusão de inovações.
Neste âmbito, pretende-se transmitir conhecimentos necessários para descodificar o contexto e as instituições que influenciam a conceção, produção e difusão de inovações.
Para além de dotar os alunos de um quadro conceptual sólido de análise da inovação, procura-se também transmitir conhecimentos de base relativamente a indicadores e fontes estatísticas mais relevantes para realizar análises no quadro do objeto da disciplina.
Programa
- Economia da Inovação e do Conhecimento: objeto e contextualização do estudo;
- C&T e inovação: conceitos, medidas e observação empírica;
- Breve panorâmica do progresso técnico na teoria económica;
- Teorias, modelos e evidência empírica da análise económica da inovação: perspetivas fundadoras;
- Sistemas de inovação e propriedades sistémicas das estruturas industriais;
- Teorias e modelos de difusão da inovação;
- Inovação, dimensão empresarial e estrutura de mercado;
- Inovação nos serviços;
- Conhecimento economicamente relevante;
- Análise económica da utilização de patentes;
- Problemática da convergência económica e tecnológica;
- Políticas de inovação.
Metodologia de avaliação
Exame final em duas épocas (normal e recurso). Complementarmente pode haver a possibilidade de um trabalho escrito.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.