Economia dos Mercados e da Empresa (EMEE)
Área
AC Economia > UC Optativas
Activa nos planos curriculares
3ª Edição > 3ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Economia dos Mercados e da Empresa
13ª Edição > 13ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Economia dos Mercados e da Empresa
1ª Edição > 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Economia dos Mercados e da Empresa
2ª Edição > 2ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Economia dos Mercados e da Empresa
FIN PC 2004 > Fin Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Economia dos Mercados e da Empresa
GES PC 2004 > Ges Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Economia dos Mercados e da Empresa
ECO PC 2003 > Eco Pc 2003 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Economia dos Mercados e da Empresa
Nível
2º Ciclo (M)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
Situar a empresa nos mercados, definindo as suas fronteiras e as grandes linhas para a elaboração de estratégias de competitividade e de crescimento.
Introduzir os alunos na problemática vivida por empresas reais através da metodologia de estudo de casos.
Programa
- A Teoria Económica Relevante;
- A Evolução da Empresa Moderna;
- As Fronteiras Horizontais da Empresa;
- As Fronteiras Verticais da Empresa
- Concorrentes e Concorrência;
- Análise da Indústria;
- Estratégia e Vantagens Competitivas;
- Medidas para a Análise do Sucesso.
Metodologia de avaliação
Durante o período de aulas os alunos devem preparar dois trabalhos escritos para apresentação nas aulas. A avaliação final tomará em conta um exame escrito (com a ponderação de 60%) e a avaliação dos trabalhos (40%).
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.