Aluno: AndrÉ Correia AraÚjo
Resumo
Nos dias que correm, as companhias de seguro encontram-se cada vez mais expostas às
volatilidades dos fatores do mundo que as rodeiam, o que influencia de forma constante
os seus ganhos e perdas. De forma a conseguirem fazer face a estas constantes
incertezas, as companhias de seguro recorrem a medidas que permitem prever e
controlar os riscos a que se encontram expostas, a longo prazo, com o objetivo de
estudar a rentabilidade dos seus negócios.
É neste contexto que surge o conceito do New Business Value (NBV), uma medida
financeira que permite avaliar a rentabilidade dos novos negócios de uma companhia
de seguros, o que possibilita o ajustamento do seu real valor, tendo em atenção os novos
negócios realizados.
O presente trabalho pretende focar-se na avaliação da rentabilidade de dois produtos
vida, em vigor na companhia onde o estágio teve lugar, um produto de capitalização e
um produto de risco. Para isso, começou-se por calcular a rentabilidade de cada um
deles, com base num conjunto de pressupostos estabelecidos segundo critérios
adequados. Seguidamente, analisou-se a sensibilidade dos seus desempenhos face aos
vários cenários aplicados aos pressupostos utilizados.
Nas diversas fases da realização do trabalho esteve sempre presente a questão do
impacto que cada um dos produtos tem no valor da avaliação da Companhia, medido
através do método do NBV.
Trabalho final de Mestrado