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ANÁLISE DE RENTABILIDADE DE NOVOS PRODUTOS VIDA (NEW BUSINESS VALUE)

Aluno: AndrÉ Correia AraÚjo


Resumo
Nos dias que correm, as companhias de seguro encontram-se cada vez mais expostas às volatilidades dos fatores do mundo que as rodeiam, o que influencia de forma constante os seus ganhos e perdas. De forma a conseguirem fazer face a estas constantes incertezas, as companhias de seguro recorrem a medidas que permitem prever e controlar os riscos a que se encontram expostas, a longo prazo, com o objetivo de estudar a rentabilidade dos seus negócios. É neste contexto que surge o conceito do New Business Value (NBV), uma medida financeira que permite avaliar a rentabilidade dos novos negócios de uma companhia de seguros, o que possibilita o ajustamento do seu real valor, tendo em atenção os novos negócios realizados. O presente trabalho pretende focar-se na avaliação da rentabilidade de dois produtos vida, em vigor na companhia onde o estágio teve lugar, um produto de capitalização e um produto de risco. Para isso, começou-se por calcular a rentabilidade de cada um deles, com base num conjunto de pressupostos estabelecidos segundo critérios adequados. Seguidamente, analisou-se a sensibilidade dos seus desempenhos face aos vários cenários aplicados aos pressupostos utilizados. Nas diversas fases da realização do trabalho esteve sempre presente a questão do impacto que cada um dos produtos tem no valor da avaliação da Companhia, medido através do método do NBV.


Trabalho final de Mestrado