Aluno: Tiago JosÉ Faria Correia
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido com três objetivos principais: (i) fazer o survey da situação atual, no que diz respeito à mortalidade/longevidade no nosso país; (ii) desenvolver um estudo breve sobre os progressos registados na mortalidade em Portugal, com base num projeto semelhante apresentado por Assia Billing, no encontro da Primavera do Mortality Working Group da International Actuarial Association (Berlim, 2018) - grupo que se dedica ao estudo da mortalidade a nível mundial, dando particular atenção ao impacto que esta tem sobre o sector segurador, nomeadamente o ramo de Vida e Pensões; (iii) servir como suporte ao primeiro Country Report português, a ser divulgado pelo Mortality Working Group.
No decorrer do trabalho, e tendo em vista os três objetivos estabelecidos, irão ser primeiramente analisados indicadores demográficos, como a evolução da população residente portuguesa, a sua pirâmide populacional, o índice de envelhecimento e a esperança de vida.
Numa segunda parte, o foco incidirá sobre o sector segurador português, com a análise de indicadores como a produção ou a composição dos portfolios de investimento. Seguidamente, faz-se a análise dos produtos mais vendidos em Portugal, por tipo de contrato. No que diz respeito às tábuas de mortalidade, merecem destaque as que são publicadas anualmente pelo INE, bem como as que são mais utilizadas nas seguradoras que operam no território nacional.
Finalmente, desenvolver-se-á a análise dos progressos registados mais recentemente a nível da mortalidade no país, na senda de estudos similares desenvolvidos para outros países.
Trabalho final de Mestrado