Aluno: InÊs Maria Dos Santos Ponte Da Silva
Resumo
O negócio do ramo Vida da atividade seguradora é constituído na sua maioria por contratos de longo prazo. De forma a poder quantificar o valor intrínseco de uma determinada carteira torna-se necessário projetar os lucros e/ou prejuízos da mesma até à sua extinção.
É neste contexto que surge o conceito de Embedded Value (EV), uma medida financeira que permite a cada momento determinar o valor, ou performance esperada, de determinada carteira. Uma variação desta medida é o European EV (EEV) que consiste num conjunto de princípios e linhas orientadoras, publicadas pelo CFO Forum, que pretendiam criar maior transparência e comparabilidade entre companhias.
O presente trabalho pretende focar-se no EEV, em particular na projeção dos resultados de uma carteira até à sua extinção, com aplicação prática a uma seguradora do mercado português. Ir-se-ão construir os cash-flows dos diversos tipos de produtos e analisar o impacto e sensibilidade dos modelos aos parâmetros estimados bem como à curva de desconto aplicada. A estimação dos cash-flows será construída para toda a carteira de produtos através de model points, e estudadas as variações nos resultados, para um grupo de produtos, com relação a uma estimação apólice a apólice.
Trabalho final de Mestrado