Aluno: Carlos Eduardo Barrenho Da Rosa
Resumo
O ramo Acidentes de Trabalho é um dos ramos não Vida mais interessantes de estudar em Portugal devido essencialmente à gestão das pensões que ao contrário do que é comum na maioria dos países transita para a responsabilidade da área Vida.
O programa Solvência II introduz novas exigências às empresas seguradoras a fim de conferir maior proteção aos consumidores. As empresas seguradoras podem optar por desenvolver modelos internos ou adotar o modelo padrão definido pelos reguladores europeus.
O nosso objetivo neste trabalho foi construir um modelo interno para o ramo Acidentes de Trabalho no qual abrangemos todas as especificidades deste ramo. Numa parte, o modelo é baseado no modelo de Merz e Wuthrich (M & W) desenvolvido especificamente para o Solvência II. O modelo M & W tem como objetivo medir possíveis flutuações ao nível das reservas entre duas previsões sucessivas realizadas. Noutra parte, o modelo é baseado no estudo de longevidade sendo este um dos riscos mais importantes discutidos hoje em dia e com elevado impacto sobre a gestão das pensões e no provisionamento realizado ao nível dos encargos de assistência vitalícia.
Um modelo interno global necessita de modelar eficientemente a consequência de acidentes ocorridos e projetar a consequência de acidentes ainda não ocorridos. As seguradoras devem precaver o risco dos prémios cobrados se tornarem insuficientes para cobrir todas as obrigações assumidas. Recorremos ao uso extensivo de simulação para estimar alguns cenários extremos.
Trabalho final de Mestrado