Aluno: Olamilekan Olawale Diyaolu
Resumo
A necessidade de comparabilidade global, reconhecimento, medição, apresentação, e divulgação dos contratos de seguro deu origem à IFRS17. A IFRS17 marca uma nova era para a contabilidade dos contratos de seguros. Este trabalho antecipa o impacto da IFRS17 na linha de negócio de Compensação de Trabalhadores (WC LoB).
As responsabilidades no WC LoB podem ser de natureza muito diferente, nomeadamente o seguro de indemnização dos trabalhadores utilizando técnicas não semelhantes às técnicas de vida e anuidades provenientes de contratos de seguro não-vida e relacionadas com obrigações de seguro de saúde que utilizam técnicas semelhantes às técnicas de vida (SLT).
O foco principal deste documento será a técnica de vida não semelhante à vida, uma vez que esta é a própria especificidade do mercado de seguros português. O relatório apresentará as abordagens básicas de medição com maior enfoque na Abordagem de Atribuição de Prémios (PAA) ao abrigo da norma.
A estrutura do relatório retoma a análise do impacto da IFRS17 na Compensação dos Trabalhadores, considerando a desagregação em técnicas não semelhantes e semelhantes às técnicas de vida, ou seja, os sinistros decorrentes do LoB WC estão divididos em dois tipos. O software Addactis IBNRS será utilizado na análise deste relatório. Trata-se de um software dedicado ao tipo de reserva de créditos não-vida.
Trabalho final de Mestrado