Aluno: Francisca Moreira Rodrigues
Resumo
A população da União Europeia está a envelhecer. A sustentabilidade dos sistemas de segurança social está em risco em vários países, a cobertura das pensões é frequentemente baixa e existe uma elevada percentagem de pobreza entre os idosos. Tais razões, associadas à recente criação de um novo produto de pensões pessoais, o Produto Individual de Reforma Pan-Europeu (PEPP), motivaram esta investigação. De facto, o principal objetivo do nosso estudo é «dissecar» este produto (ainda desconhecido), que pode fazer a diferença para que as pessoas possam usufruir dos anos de reforma com mais segurança.
O PEPP é um produto inovador que visa combater o panorama atual dos veículos de previdência complementar na UE, que os especialistas descreveram como sendo complexo, fragmentado e frequentemente muito caro. Diferencia-se do atual plano de poupança reforma (PPR) português em alguns aspetos importantes, nomeadamente a portabilidade, pois o PEPP permite aos aderentes continuarem a poupar, mesmo mudando de residência para outro Estado-Membro da União Europeia.
Adicionalmente, o presente estudo visa analisar se a empresa portuguesa CA Vida - Companhia de Seguros, onde o estágio se realizou, lucraria com a comercialização deste novo produto. Para isso, considerou-se o seu cliente típico e realizou-se um exercício de profit testing aplicado ao PPR que comercializa, com hipóteses que o aproximariam de um possível PEPP. Teria sido interessante comparar os resultados com os de um mesmo teste realizado para o PEPP propriamente dito, porém ainda não há dados estatísticos para isso. Ainda assim, algumas conclusões resultaram do trabalho e do estágio, no seu conjunto.
Trabalho final de Mestrado