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Antecedentes Individuais da Reciclagem e do Consumo de Alimentos Sustentáveis

Aluno: InÊs Cruz Álvares Dos Santos


Resumo
Com a crescente preocupação com a sustentabilidade e com as práticas sustentáveis das empresas, os consumidores estão cada vez mais atentos sobre as questões ambientais e sobre o impacto do seu consumo no meio ambiente. Em função disso, um número crescente de organizações têm tido em consideração a questão da sustentabilidade no dia-a-dia dos seus negócios, passando a comunicar ativos como a incorporação de menos materiais nocivos ao ambiente no embalamento dos seus produtos, utilização de embalagens recicladas e recicláveis, lançamento e promoção de linhas de produtos biológicos, utilização de excessos de produção agrícola para fertilizar os solos, poupança de energia através da utilização de painéis solares, distribuição de encomendas através de veículos movidos a eletricidade, entre outras práticas. Tendo por base o Fogg Behavior Model esta investigação tem como objetivo identificar quais os antecedentes individuais que interferem com a motivação, a capacidade e os estímulos para realizar comportamentos de reciclagem e para consumir alimentos de origem sustentável. De forma a testar as hipóteses de investigação formuladas usou-se uma abordagem quantitativa com recurso a um questionário online. Obtiveram-se 306 respostas válidas. Os dados foram analisados usando regressões multivariadas. Os resultados obtidos mostram que a preocupação ambiental e as normas pessoais influenciam positivamente a reciclagem e que a preocupação ambiental, as normas pessoais, a consciência da saúde e a pressão dos pares influenciam positivamente o consumo de alimentos sustentáveis. Este estudo contribui para um melhor entendimento do comportamento do consumidor em relação aos comportamentos sustentáveis supramencionados, sendo também interessante para a gestão de marketing, no sentido em que ajuda gestores e decisores na sua tomada de decisão e no planeamento das ações de marketing.


Trabalho final de Mestrado