Search button

Resposta estratégica do Grupo RAR à crise económica e financeira

Aluno: Joana Marisa Brochado Teixeira Bessa


Resumo
A criação de uma estratégia em âmbito empresarial permite prever eventos exógenos. Sendo a crise o espoletar de instabilidade, a readaptação da estratégia possibilita uma melhor alocação do capital. Por sua vez, as estratégias de recuperação surgem como um complemento e auxiliam as organizações a adaptarem a natureza das suas atividades ou operações no âmbito de reajustar a forma como competem no mercado. A presente dissertação irá analisar o modo de atuação do grupo empresarial português RAR durante a crise do subprime. A RAR passou por vários momentos de mudança e algumas das suas empresas, como a RAR Açúcar, viram-se assoberbadas pela competitividade do mercado em que se inserem. Por outro lado, empresas como a Colep ou a Vitacress, conseguiram reequacionar-se tendo em conta o ambiente externo que as condicionava. Apesar da falta de acesso a alguma informação primordial para a análise deste estudo de caso, foi possível elaborar uma análise qualitativa onde são mencionadas as estratégias de recuperação aplicadas pelas empresas do grupo e com que finalidade.


Trabalho final de Mestrado