Aluno: Joana Marisa Brochado Teixeira Bessa
Resumo
A criação de uma estratégia em âmbito empresarial permite prever eventos exógenos.
Sendo a crise o espoletar de instabilidade, a readaptação da estratégia possibilita uma melhor
alocação do capital. Por sua vez, as estratégias de recuperação surgem como um complemento e
auxiliam as organizações a adaptarem a natureza das suas atividades ou operações no âmbito de
reajustar a forma como competem no mercado.
A presente dissertação irá analisar o modo de atuação do grupo empresarial português
RAR durante a crise do subprime. A RAR passou por vários momentos de mudança e algumas
das suas empresas, como a RAR Açúcar, viram-se assoberbadas pela competitividade do mercado
em que se inserem. Por outro lado, empresas como a Colep ou a Vitacress, conseguiram
reequacionar-se tendo em conta o ambiente externo que as condicionava.
Apesar da falta de acesso a alguma informação primordial para a análise deste estudo de
caso, foi possível elaborar uma análise qualitativa onde são mencionadas as estratégias de
recuperação aplicadas pelas empresas do grupo e com que finalidade.
Trabalho final de Mestrado