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-ESTRATÉGIAS DAS REDES SOCIAIS PARA MONETIZAR OS DADOS DOS UTILIZADORES

Aluno: InÊs Garcia Machado Da Silveira Rodrigues


Resumo
Atualmente, as redes sociais têm vindo a tornar-se uma forte presença na vida quotidiana da sociedade (Martínez-López et al., 2022), tendo-se notado um crescimento acentuado dos seus utilizadores que disponibilizam os seus dados de forma constante e voluntária. Todas as atividades dos utilizadores nas redes sociais são seguidas, rastreadas e registadas (Bühler et al., 2015), o que faz com que as plataformas tenham acesso a um grande volume de informações dos utilizadores. Assim, e sendo os dados considerados cada vez mais como um recurso valioso (Koutris et al., 2015), as empresas são estimuladas a otimizar os mesmos para próprio benefício (Schuritz & Satzger, 2016). O presente estudo tem as seguintes questões de investigação: (1) Quais as estratégias usadas pelas Redes Sociais para maximizar o valor da informação dos utilizadores e transformar os seus dados em receita? e (2) Que fatores afetam a monetização dos dados dos consumidores nas Redes Sociais? E tem como objetivos de investigação: (1) compreender de que forma as Redes Sociais recolhem e analisam os dados dos consumidores e, posteriormente como os utilizam para melhorar o seu negócio; (2) apurar as estratégias de monetização baseadas nos dados dos utilizadores e a forma como são realizadas; (3) explorar os desafios e ameaças relativamente à monetização de dados dos consumidores; (4) saber de que forma as redes sociais equilibram as oportunidades de monetização de dados com a proteção dos direitos dos utilizadores; (5) medir o impacto que a implementação do RGPD teve nas estratégias de monetização das plataformas e, por último, (6) analisar se existe alguma forma de monetização de dados viável para o futuro. O método utilizado foi a realização de entrevistas semiestruturadas a profissionais responsáveis pela gestão e análise de dados nas redes sociais. Do estudo, foi possível concluir que as plataformas monetizam os dados dos utilizadores principalmente através da publicidade, uma vez que estas detêm a capacidade de segmentar os conteúdos apresentados tornando-se mais apelativas para as empresas, mas também através da venda de dados dos utilizadores a terceiros. Porém alguns desafios dificultam estas estratégias, tais como as preocupações relativas à privacidade por parte dos utilizadores e as leis impostas pelas entidades reguladoras de dados, como o RGPD, implementado para introduzir regras para o tratamento dos dados pessoais dos utilizadores.


Trabalho final de Mestrado