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O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DAS GRANDES EMPRESAS EM PORTUGAL: A ASCENSÃO DO E-RECRUITMENT

Aluno: Adriana Ramos Leal


Resumo
O clima de crescente competitividade e agressividade no mercado de trabalho, acentuou-se com o surgimento da pandemia COVID-19, alterando por completo os processos de Recrutamento e Seleção das empresas em Portugal e no mundo. Neste sentido, a presente dissertação tem como principal objetivo analisar o impacto que a pandemia teve nos processos de R&S das “Big Four” em Portugal, incluindo o recurso ao E-Recruitment e as suas principais motivações. Para o desenvolvimento deste estudo, foi aplicado um questionário online aos colaboradores destas quatro empresas que correspondessem ao perfil indicado. Foram obtidas 24 respostas válidas, tendo sido posteriormente analisadas e tratadas através de Excel. Os resultados obtidos indicaram a importância e pertinência do recurso ao recrutamento online, durante e pós-pandemia. Para os especialistas desta área, o uso deste tipo de recrutamento não-tradicional, em contexto pandémico, tornou-se imprescindível e essencial na realização destes processos. A utilização de redes sociais também cresceu exponencialmente e o Linkedin surge como a fonte de recrutamento mais utilizada por parte dos recrutadores. No entanto, e apesar de todas as vantagens e mais valias identificadas, mantém-se alguma resistência em algumas áreas de negócio em manter os processos de recrutamento e seleção totalmente online pós-pandemia, principalmente pela falta de humanização do processo e conhecimento superficial dos candidatos. A principal tendência identificada foi a adoção de processos híbridos de recrutamento e seleção, conseguindo atingir a rapidez e eficácia necessária e, ao mesmo tempo manter uma ligação mais próxima com os candidatos e conhecê-los de forma mais aprofundada. Neste sentido, torna-se essencial para o futuro das organizações continuarem atentas às novas tendências de mercado e às constantes evoluções tecnológicas, de forma a aumentarem a hipótese de serem bem-sucedidas e manterem a sua vantagem competitiva.


Trabalho final de Mestrado