Aluno: Maria De Oliveira E Silva Portugal Da Cunha
Resumo
Face ao aumento das preocupações ambientais ao nível do fast fashion, da
crescente consciência do consumidor, do impacto do capital de marca na diferenciação e
da crescente adoção de estratégias de green marketing por parte das marcas de fast
fashion, torna-se necessário estudar quais os fatores, relacionados com as atitudes dos
consumidores em relação às marcas, com o greenwashing e com as atitudes ambientais,
que influenciam a intenção e o comportamento sustentável do consumidor. Posto isto,
através do presente estudo pretende-se perceber quais os fatores que influenciam as
intenções de compra sustentável bem como o comportamento socialmente responsável do
consumidor ao nível do fast fashion.
O estudo empírico utiliza o método quantitativo, conduzido através de um
questionário que foi divulgado com recurso à internet. Resultante da amostragem nãoprobabilística por conveniência e bola de neve, foram obtidas 285 respostas, das quais
apenas 187 foram consideradas válidas. Por sua vez, para a averiguação do modelo
conceptual foi utilizado o método de modelagem de equações estruturais de mínimos
quadrados.
Em termos de valor, e ao nível académico, o presente estudo permitiu obter mais
conhecimento sobre os fatores que impactam a intenção de compra sustentável e o
comportamento socialmente responsável dos consumidores de fast fashion, bem como
explorar relações que ainda não tinham sido estabelecidas ou analisadas em conjunto.
Este estudo permitiu, ainda, trazer suporte empírico para a teoria do comportamento
planeado (Ajzen, 1991). Ao nível empresarial, o estudo em questão traz evidências e
permite identificar os fatores referentes às atitudes em relação às marcas, à percepção de
greenwashing e à atitude ambiental dos consumidores que podem ser posteriormente
analisados em termos do impacto que terão para as marcas de fast fashion.
Trabalho final de Mestrado