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EXPERIÊNCIA DE COMPRA ONLINE DE PRODUTOS ALIMENTARES DE MARCA PRÓPRIA EM PORTUGAL E O IMPACTO NA SATISFAÇÃO

Aluno: FÁbio Moreira Lopes


Resumo
A presente dissertação de mestrado tem como principal objetivo compreender o impacto que diferentes dimensões da experiência de compra online de produtos alimentares de marca própria podem ter na satisfação dos consumidores, tendo como referencial geográfico Portugal. A satisfação, enquanto resultado da experiência de compra online, foi analisada por duas perspetivas, nomeadamente a satisfação com os produtos comprados e com as etapas da jornada de compra online (pré, durante e pós-compra). Estruturado o modelo conceptual, assente na revisão de literatura e que guiou o estudo empírico, procedeu-se a recolha de dados através de um questionário de caráter quantitativo realizado na plataforma Qualtrics e direcionado a consumidores que já tenham realizado pelo menos uma compra online incluindo produtos alimentares de marca própria. Foram consideradas válidas 209 respostas, analisadas através do software IBM SPSS Statistics. Para validar as hipóteses de investigação estipuladas, utilizaram-se diversos procedimentos estatísticos. Numa fase inicial, a Análise de Componentes Principais (ACP) permitiu compreender de que forma as escalas de medida utilizadas medem um determinado constructo. Paralelamente, a Análise de Consistência Interna das escalas, através do Alfa de Cronbach, permitiu confirmar algumas das ilações retiradas da ACP. Após esta primeira etapa de análise estatística, foi possível prosseguir com a validação dos principais pressupostos para a realização das regressões lineares múltiplas que concluíram que as dimensões da experiência de compra online preditores da satisfação dos consumidores são a dimensão afetiva e a sensorial. A primeira dimensão é relevante em ambas as vertentes da satisfação estudadas e a sensorial revelou-se estatisticamente significante no âmbito da satisfação com as etapas da jornada de compra online. Por consequente, a investigação realizada pretende servir como contributo para os avanços da literatura existente sobre o processo de digitalização dos produtos de marca própria, neste caso, aplicado ao setor alimentar, ao servir como base para futuras investigações que possam ser desenvolvidas na área, sobretudo com a emergência de novas estratégias para a evolução das marcas próprias, que deixaram de ser meramente assentes na manutenção de preços baixos, havendo agora uma clara aposta na qualidade, diferenciação, “premiumização”, expansão de categorias e incorporação tecnológica.


Trabalho final de Mestrado