Aluno: Diogo Moreira Da Silva
Resumo
A educação para o empreendedorismo é fulcral para o crescimento económico, uma vez que dá origem a uma geração mais apta para inovar e para responder aos problemas futuros. Esta prática, desenvolve uma atitude empreendedora, atitude esta que deve ser intrínseca a todos os cidadãos de qualquer área do saber.
Com isso em mente, o presente relatório de estágio sumariza as atividades realizadas durante um período de cinco meses na Junior Achievement Portugal, uma organização portuguesa sem fins lucrativos, pertencente à maior e mais antiga rede de associações que trabalha, com crianças e jovens, a educação para o empreendedorismo – Junior Achievement.
Numa primeira fase deste relatório, é apresentada uma breve reflexão sobre os conceitos com os quais a Junior Achievement se identifica: empreendedorismo, empreendedor, educação para o empreendedorismo, literacia financeira e competências para a empregabilidade. Posteriormente, é apresentada uma contextualização da Junior Achievement Portugal e os programas que desenvolve junto dos alunos. Finalmente, no sentido de se alcançar o principal objetivo deste estágio: a análise de impacto dos programas, da Junior Achievement Portugal, direcionados ao ensino básico.
Os resultados desta análise vêm demonstrar a importância e propósito desta grande organização, que tem um elevado impacto, na comunidade jovem portuguesa, através dos seus programas de educação para o empreendedorismo.
Trabalho final de Mestrado