Aluno: Rafael Duarte Banha
Resumo
O projeto denominado “Odisseias Events Solutions” consiste na criação de um departamento dedicado à produção de eventos corporativos na empresa Odisseias.
Esta empresa tem atualmente como core business a venda de experiências através do seu website, e através do canal tradicional, no formato de Packs presente. Para oferecer estes produtos, a Odisseias conta com cerca de 5000 parcerias celebradas, com hotéis, empresas de animação turística e de aventura, entre outras. De forma a aproveitar os seus recursos, a empresa vende também as experiências através do departamento corporate, explorando assim um segmento alvo diferente do original, o cliente B2B, onde tem uma base de dados de clientes ativos com cerca de 370 empresas.
De forma a aproveitar estes dois valiosos recursos: a base de dados de parceiros e a de empresas, surge a ideia de aferir a viabilidade para a criação de um departamento de soluções para eventos corporativos, sendo esse o principal objetivo do plano de negócios apresentado.
O presente documento consiste num primeiro capítulo, de teor mais teórico que discute a relevância da criação e da organização de um Plano de Negócios e discute a importância da estratégia e da vantagem competitiva nas empresas. Esclarece-se de seguida qual a metodologia a seguir ao nível da estrutura escolhida para a sua apresentação. Na segunda parte do documento encontra-se o plano de negócios, que começa por uma apresentação da empresa promotora, seguida da descrição do modelo de negócio, apoiada pelo Business Model Canvas e pelo plano de marketing. Discute-se depois o plano financeiro, onde é avaliada a viabilidade financeira do projeto. São depois apresentadas algumas análises essenciais à criação do plano, numa lógica de análise ao mercado e à envolvente externa, bem como o plano de pessoal, a política de sustentabilidade e o modelo de gestão.
Trabalho final de Mestrado