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Hábitos e Comportamentos do Consumidor de Moda Sustentável

Aluno: Carolina Saraiva Marques Diogo Henriques


Resumo
Os consumidores estão cada vez mais preocupados com os desafios ambientais e sociais que atualmente se enfrenta. Temos assistido a um crescente movimento de apoio às práticas sustentáveis no setor têxtil, com o objetivo de garantir que os recursos utilizados não comprometem os do futuro. Esta pressão feita pelos consumidores tem mostrado efeito nas marcas, que têm apostado cada vez mais na produção sustentável. Estas práticas sustentáveis no setor são denominadas de moda sustentável que procura combater os impactos negativos, tanto a nível social como ambiental, desta indústria conhecida como uma das mais poluentes. O presente estudo pretende perceber quais os influenciadores na compra de artigos de moda sustentável, os hábitos e comportamentos do consumidor na compra, na utilização e pós-compra. Para dar resposta a estas questões, foi utilizada uma abordagem qualitativa com recurso a entrevistas em profundidade, semiestruturadas. Os resultados mostraram que o consumidor opta maioritariamente por comprar produtos em marcas mais pequenas e portuguesas, não mostrando grande confiança pelos produtos sustentáveis das fast fashion. No entanto, devido ao preço elevado destes produtos, continuam a comprar artigos em marcas fast fashion. Os consumidores são influenciados por fatores externos na compra de moda sustentável, mostrando também algum conhecimento sobre o tema. No momento de descarte, parte dos consumidores ainda não sabe exatamente o que fazer, contudo optam por descartar para locais dos quais conhecem o destino final. A nível académico, este estudo analisa variáveis que, do conhecimento da autora, não foram estudadas simultaneamente. Pretende-se trazer maior consciencialização para os problemas ambientais deste setor. A nível empresarial, existe um crescimento de marcas de moda sustentáveis portuguesas, tornando-se este estudo uma referência para o conhecimento do comportamento do consumidor, de modo a construir estratégia das marcas.


Trabalho final de Mestrado