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A RELAÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS DIGITAIS NA EFICIÊNCIA E QUALIDADE DOS BANCOS PORTUGUESES: TORNAR-SE-Á A BANCA TRADICIONAL NUMA FINTECH?

Aluno: RÚben Miguel Fernandes Da Silva


Resumo
Com a evolução tecnológica, é cada vez mais visível a introdução de elementos digitais no nosso quotidiano. A tendência para a inovação é constante, e muitas áreas já investem em determinados produtos ou serviços, de forma a facilitar o seu trabalho. A área da banca não é exceção, e também estes procuram, de alguma forma, inovar para não perderem clientes, especialmente os mais jovens, numa era cada vez mais digital. Ao seu redor, encontram empresas tecnológicas, que promovem soluções inovadoras e que procuram entrar no mercado abruptamente. O mundo financeiro está em mudança e é preciso agilidade, seja por parte dos bancos ou das FinTechs, para que possam existir cooperações. Contudo, o digital não traz apenas coisas positivas, mas também alguns aspetos menos bons, que podem afetar diretamente o bancário e pôr em risco não só o seu trabalho, mas também a própria instituição. Aliás, as mudanças estão cada vez mais à vista, havendo o fecho de lojas físicas, onde a prioridade acaba por ser a aposta no digital e o lay-off de colaboradores. Dessa forma, este estudo, baseado em artigos científicos e realizado através de uma análise quantitativa, com testes estatísticos e análises de clusters, procura entender qual a perceção dos bancários em relação à eficiência e qualidade das soluções digitais no seu trabalho, bem como perceber se estes acreditam que as FinTechs podem tomar o lugar dos bancos no futuro.


Trabalho final de Mestrado