Aluno: Natacha Rafaela Ferreira Rodrigues
Resumo
Tem se vindo a verificar que os jovens estão cada vez mais rigorosos na escolha
da Universidade, devido a vários fatores, sendo dois deles o prestígio da Universidade e
a taxa de empregabilidade após o término do curso. De maneira a serem mais
competitivas, as Universidades criaram os Career Services de modo a preparar os alunos
para o mercado de trabalho. A necessidade desta investigação incide na perceção de como
os Career Services beneficiam os alunos na acessibilidade ao mercado profissional e os
seus resultados, focando-se no Career Services do ISEG.
Para esta investigação, decidiu-se realizar um estudo de caso, usando o método de
triangulação, de maneira a entender a perspetiva dos alunos, das empresas e do Career
Services sobre esta matéria. O objetivo da triangulação, foi entender a perceção destes
grupos em questões como “O que leva um estudante a utilizar os serviços disponibilizados
por um Career Services de uma Universidade?”, “A importância da satisfação: Qual o
nível de satisfação com os serviços e atendimento do Career Services?”, “O que pensam
os colaboradores do Career Services do seu papel na Universidade, e qual a satisfação
com as suas atividades do seu dia-a-dia?” e “O Career Services no Futuro: Quais as
expetativas dos grupos interessados?”. Para a obtenção de resultados, deu-se preferência
a uma investigação que tem por base uma metodologia qualitativa e quantitativa, através
de entrevistas e questionários.
Conclui-se que os Career Services têm um impacto positivo na facilitação do
acesso ao mercado de trabalho, preparando os alunos para o mercado profissional. Através
da relação que mantém com as empresas e das reuniões frequentes, é possível transmitir
as tendências atuais do mercado profissional aos alunos, através de várias atividades como
workshops, eventos profissionais e plataformas de carreira. Este tipo de atividades
proporcionou a que alguns estudantes tenham conseguido os seus primeiros estágios, soft
skills melhoradas, melhor preparação para entrevistas e até obtenção de emprego.
Trabalho final de Mestrado