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O EFEITO DO EMPLOYER BRANDING NO COMPROMISSO DE COLABORADORES – O CASO CONCRETO DOS MUSEUS PORTUGUESES

Aluno: Leonor Santos Jorge Barroso


Resumo
Atualmente o mercado de trabalho é bastante competitivo, e por isso a atração, retenção e o Employer Branding surgiram como elementos prioritários para as organizações. Estes três elementos requerem a delineação e implementação de uma estratégia que vise motivar os colaboradores. Para as organizações é fundamental que os colaboradores se sintam envoltos com os ideais, valores e projetos, pois só através deste compromisso conseguem reter o capital humano. As questões fulcrais desta análise estão relacionadas em perceber se as políticas de Employer Branding têm impacto positivo no compromisso dos colaboradores da EGEAC. Através de um estudo quantitativo, tendo por base uma amostra de colaboradores pertencentes aos espaços culturais da EGEAC, foi aplicado um questionário online para recolha de dados. Foram obtidas 83 respostas válidas, tendo posteriormente os dados sido analisados através do IBM SPSS Statistics. Os resultados obtidos demonstram que o o Employer Branding impacta o compromisso dos trabalhadores. O estudo salientou que há uma ligação forte dos trabalhadores aos museus, existindo também um forte compromisso. Em termos académicos, a presente dissertação contribui para entender se as políticas de Employer Branding têm impacto no compromisso dos trabalhadores do setor público, em particular dos museus.


Trabalho final de Mestrado