Aluno: Joana Barros Ferrugem
Resumo
A tendência de adoção de uma estrutura de Centro de Serviços Partilhados (CSP), como meio de gerir eficientemente os recursos já existentes na organização, com vista ao alcance de melhores resultados de desempenho organizacional encontra-se ainda muito focada na mitigação de erros para controlo de custos. Não obstante, é imprescindível entender a importância que os Recursos Humanos têm, não só no processo de implementação de modelos de CSPs, bem como no envolvimento, promoção de conhecimento e avaliação do desempenho operacional e individual dos quadros.
A presente investigação pretende avaliar o impacto que a Qualidade dos Serviços Partilhados de Recursos Humanos, percebida pelos colaboradores, poderá ter na sua Satisfação e Desempenho Individual. Desta forma, realizou-se um estudo quantitativo, através da aplicação de um questionário online de onde foram obtidas 180 respostas válidas. Os resultados validaram a relação entre as práticas de soft e hard Total Quality Management e a Qualidade dos Serviços Partilhados de Recursos Humanos, bem como mostraram evidência da influência que a Qualidade dos Serviços Partilhados de Recursos Humanos tem na Satisfação no Trabalho. Por sua vez, os resultados sugerem também uma relação positiva e significativa entre a Satisfação no Trabalho com o Desempenho Individual neste contexto. Não foram encontradas evidências de uma relação de influência entre a Qualidade dos Serviços Partilhados de Recursos Humanos e o Desempenho Individual.
Estes resultados mostram-se relevantes para gestores de serviços partilhados, com foco na Gestão de Recursos Humanos, ou de mudança organizacional, que considerem a implementação e o desenvolvimento de práticas de Total Quality Management (TQM) nas suas organizações, com o objetivo de melhorar e otimizar a qualidade dos seus serviços.
Trabalho final de Mestrado