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A gestão de marca no setor dermocosmético - o caso da Perfumes&Companhia

Aluno: Clarisse Maria De Castro Monteiro


Resumo
O presente estudo realizado no âmbito do estágio curricular na empresa Perfumes&Companhia tem como objetivo evidenciar as principais diferenças entre a gestão de marcas premium e todas as outras categorias de marcas. O foco é mais específico quando é feita uma comparação objetiva entre marcas premium e marcas de luxo, já que se considerou relevante salientar os elementos que as separam para evitar a confusão entre os termos, uma vez que essa análise pode permitir uma estratégia mais eficaz de segmentação do público-alvo e diferenciação da oferta. Assim, o ponto de partida é, no seu sentido mais pragmático, as características deste grupo de marcas. A metodologia adotada foi um estudo de caso da empresa Perfumes&Companhia, com especial destaque para a Unicskin, uma marca premium fundada em 2017, mas implementada na cadeia em outubro de 2022. A recolha de dados foi sistemática e contínua através de processos de observação, descrição, compreensão e atribuição de significado. Apesar de ser mais subjetiva do que uma metodologia quantitativa, foi preferível seguir um caminho mais qualitativo dado o cariz prático associado a um estágio curricular. Em termos de resultados, a teoria aplica-se na prática, no sentido em que, e dada a quantidade de matéria atualizada sobre o tema, as visões de diferentes autores acabam por ser ativadas em prol de uma gestão mais eficiente e inovadora. Deste modo, é possível concluir que o reconhecimento do premium como um campo diferente dos demais (principalmente, do luxo) pode ser traduzido numa definição objetiva da proposição de valor de uma marca, bem como um aumento/manutenção do valor da mesma, uma noção eficiente de estratégias que, efetivamente, apresentam retorno e um processo mais constante de fidelização de clientes. Tudo isto direcionado a públicos que procuram produtos que combinem aspetos funcionais da oferta com qualidades emocionais e psicológicas associadas aos atos de compra.


Trabalho final de Mestrado