Search button

O E-COMMERCE NA PERSPETIVA DAS FARMÁCIAS PORTUGUESAS

Aluno: Frederico Ferreira Agostinho


Resumo
O surgimento do e-commerce veio transformar os modelos de comércio tradicionais, dinamizando e complementado os canais de venda disponíveis para os comerciantes e para os consumidores. Com os impactos diretos da pandemia Covid-19, verificou-se um aumento significativo nas compras efetuadas através da Internet, o que conduz a uma atenção mais acentuada por parte dos comerciantes de forma a responderem positivamente às exigências dos seus clientes. Diversas farmácias adaptaram-se no sentido de estarem presentes e próximas dos seus clientes através de plataformas digitais de comércio online, apesar de representarem menos de metade do universo total das farmácias portuguesas. O presente estudo tem a seguinte questão de investigação: o e-commerce vai constituir-se como um canal adicional de vendas com uma expressão significativa da farmácia comunitária? E tem como objetivos de investigação: 1. Verificar se existe crescimento das vendas online das farmácias; 2. Perceber os fatores de adesão; 3. Perceber as limitações da farmácia em temos operacionais e legais; e 4. Perceber as vantagens da farmácia online relativamente às farmácias físicas. O método utilizado foi a realização de entrevistas semiestruturadas a peritos nas áreas de farmácia, e-commerce e tecnologias de informação. Do estudo foi possível concluir que o mercado das farmácias online em Portugal ainda está em desenvolvimento, mas que existe uma perspetiva futura positiva no que refere ao seu crescimento. Existem constrangimentos identificados ao nível do acompanhamento e aconselhamento do utente, que dividem a comunidade farmacêutica naquilo que respeita à afirmação mais efetiva deste mercado em Portugal, nomeadamente a garantia do apoio ao utente por parte de um profissional de saúde no processo farmacoterapêutico. Por outro lado, foram também identificados aspetos relacionados com a legislação em vigor que têm condicionado o crescimento e a propagação deste canal de vendas por parte das farmácias, nomeadamente os critérios relacionados com os métodos de entrega. Uma compreensão mais acentuada acerca dos desafios e das vantagens do mercado das farmácias online irá permitir que os players adotem mudanças e estratégias no sentido de aproveitar oportunidades futuras, e que daí surjam benefícios para todos os intervenientes.


Trabalho final de Mestrado