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A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO RETALHO ALIMENTAR PORTUGUÊS: FATORES QUE IMPACTAM A ATITUDE E INTENÇÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR NO CONTEXTO OMNICANAL

Aluno: Beatriz Alexandra Ramos De Brito


Resumo
A indústria retalhista alimentar é um dos maiores motores económicos português, que se caracteriza por ser um mercado bastante competitivo tendo em conta as bases e estrutura dos players que o compõem que contam com visões e tipologias de oferta muito diferentes. Um dos maiores desafios que esta indústria tem enfrentando ao longo do tempo é a transformação digital, que se apresenta como um fenómeno futurístico que tem vindo a instalar a mudança não só em termos de processos e formatos de compra, mas também no próprio perfil do consumidor, que está cada vez mais exigente e digital. Nisto, a presente dissertação tem como objetivo de investigação compreender quais os fatores que influenciam positivamente a atitude do consumidor português e que o levam a comprar em contexto omnicanal. A natureza desta investigação é um estudo quantitativo que utiliza uma abordagem dedutiva, dado a formulação de hipóteses de investigação, e conta com uma amostra não probabilística por conveniência. O método de recolha de dados utilizado foi um questionário online, divulgado através de diferentes redes sociais e grupos existentes que obteve um total de 168 respostas válidas, sendo que o tratamento de dados foi realizado com suporte às plataformas de IBM SPSS V28 e AMOS V21. A presente dissertação permite concluir, através dos resultados obtidos, que a atitude do consumidor português afeta positivamente a sua intenção de compra no contexto omnicanal, e que, a motivação hedónica e a imagem de marca influenciam e afetam positivamente e significativamente a sua atitude. No contexto teórico, esta investigação contribui significativamente para a expansão da literatura relacionada com as teorias e modelos comportamentais do consumidor e ajuda a preencher o gap que existe na investigação do comportamento do consumidor português na indústria do retalho alimentar. Por outro lado, a nível de contributos empresariais, permite que os gestores tenham uma visão da importância da transformação digital do retalho alimentar, procurem uniformizar os seus canais, apostar na fidelização dos consumidores online e investirem na atração de novos consumidores que adiram ao contexto omnicanal.


Trabalho final de Mestrado