Search button

O impacto da desmonetização no sistema económico informal: Evidência da realidade angolana

Aluno: JoÃo Pedro Sarmento Toupa


Resumo
A presente dissertação tem como finalidade investigar a capacidade que uma medida de desmonetização da economia apresenta no condicionamento e redução das economias informais, bem como das atividades associadas às mesmas, tais como a evasão fiscal, e a corrupção. A investigação teve o suporte de casos reais, nomeadamente a desmonetização indiana e a promoção do governo angolano à formalização da sua economia. Não obstante, procurou-se aprofundar o conhecimento sobre variáveis relevantes ao tema, como por exemplo: a inclusão financeira; a importância do desenvolvimento tecnológico, particularmente nos registos de transações; a influência dos fatores confiança e segurança na adesão aos meios de pagamento eletrónicos e digitais, entre outros. De forma a testar a veracidade das questões de investigação, assim como das diversas visões dos autores a respeito deste tema, foi utilizado no âmbito da metodologia o método de Delphi, procurando obter respostas que solucionassem a problemática de investigação. A recolha de dados foi efetuada através de duas rondas de questionários sequenciais, nas quais se explorou e analisou o nível de consenso obtido sobre as questões colocadas e, consequentemente se retiraram as devidas conclusões. Relativamente aos resultados, é consensual entre os especialistas e, por isso, passível de ser concluído que a substituição de notas e moedas físicas por novas tecnologias e meios de pagamento pode ser uma ferramenta com uma potencialidade assinalável para a evolução do paradigma económico, nomeadamente no combate à evasão fiscal, à corrupção e aos problemas advindos das economias informais. Adicionalmente, foi também consensual o efeito positivo da desmonetização na promoção da inclusão financeira, no incentivo ao desenvolvimento do setor bancário, na criação de novas oportunidades de negócios e, por último no crescimento económico.


Trabalho final de Mestrado