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O papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente: consequências individuais no setor hoteleiro

Aluno: Andreia Daniela Henriques Pinto


Resumo
O presente estudo visa compreender o papel da inteligência emocional na liderança transformacional e servente e as consequências nos seus seguidores, centrando-se no setor hoteleiro em Portugal. A investigação tem como objetivo estudar a relação entre a inteligência emocional e a liderança (servente e transformacional), assim como a influência positiva destes dois estilos de liderança na satisfação no trabalho, desempenho e comportamento de cidadania organizacional dos colaboradores. Na atualidade, a inteligência emocional e a sua relação com a liderança tem vindo a ser cada vez mais relevante, por ser percetível que com a consciencialização deste tema e com a aplicação de medidas, irá desencadear consequências positivas no comportamento do colaborador. O desenho de investigação deste trabalho adota uma filosofia positiva com metodologia quantitativa, utilizando um modelo de equações estruturais a partir de uma amostra de 219 colaboradores que pertencem ao setor hoteleiro. Os resultados demonstram evidencias positivas que suportam a importância da inteligência emocional na liderança transformacional e servente no setor hoteleiro. Os resultados evidenciam ainda efeitos destas duas formas de influência nas consequências individuais identificadas no setor hoteleiro, com exceção da relação entre a liderança transformacional e o desempenho individual. Este trabalho apresenta contribuições teóricas e de natureza prática, traduzíveis à prática e conhecimento do setor hoteleiro português. Limitações e recomendações de investigação futura são apresentadas no final do trabalho.


Trabalho final de Mestrado