Search button

- A internacionalização do grupo Vila Galé no Brasil

Aluno: Tiago Fernandes LourenÇo


Resumo
Com o surgimento e desenvolvimento da globalização, o tema da internacionalização tem se tornado cada vez mais atual e pertinente no mundo dos negócios. Com um mercado cada vez mais saturado e consumidores mais exigentes as empresas procuram internacionalizar-se para dar resposta a estes problemas. Um tema complexo como a internacionalização suscita diferentes tipos de questões relativas aos comportamentos das empresas. Dessa forma, este projeto procura compreender o processo de internacionalização de uma empresa portuguesa. Para esta investigação, a metodologia considerada mais adequada foi a do estudo de caso, tendo por base o caso do grupo hoteleiro português Vila Galé no Brasil. Em 2001, a Vila Galé abriu o seu primeiro hotel no Brasil e iniciaram as operações neste mercado detendo nos dias de hoje 10 estabelecimentos hoteleiros. Assim, a presente investigação foca-se em duas questões principais: o porquê da escolha do Brasil como mercado destino e como a Vila Galé gere a subsidiária brasileira tendo em conta a estratégia global da empresa. Em suma, foi possível perceber que a opção pelo Brasil como mercado destino deu-se, entre vários fatores, pela proximidade histórica associada à língua. Ao mesmo tempo percebeu-se o papel e importância que a subsidiária tem para a empresa e como a mesma é gerida. Foi concedida autonomia à subsidiária em diferentes aspetos para que a mesma se pudesse adaptar ao ambiente local, mas tentando assegurar ao mesmo tempo uma coordenação global com a sede.


Trabalho final de Mestrado