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O QUE DEFINE UMA AÇÃO DE MARKETING SOCIAL EM SAÚDE MENTAL? O Projeto Labirinto – Entrevistas sobre Saúde Mental

Aluno: Daniela Sofia Oliveira Gomes


Resumo
A presente investigação tem como objetivo fazer uma conceptualização da disciplina e prática do Marketing Social, dando especial atenção à área da Saúde Mental e analisando o esforço de um projeto português, percebendo se se enquadra ou não naquilo que o Marketing Social define. O projeto em questão é o “Labirinto – Conversas sobre Saúde Mental” do Observador em parceria com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento, e tem como objetivo alterar o estigma associado a estas doenças através da informação e com pessoas com as quais o público-alvo se possa identificar. A recolha de dados foi feita através de duas entrevistas semiestruturadas, uma delas à responsável do projeto e jornalista Sara Antunes de Oliveira e a outra feita a uma ouvinte e marketer Mariana Garcia. Foram também recolhidos dados secundários de entrevistas e jornais. Após análise deste caso de estudo, chegou-se à conclusão de que este projeto não se enquadra na teoria e na prática de uma campanha de Marketing Social por diversas razões sendo a principal o facto de não cumprir um planeamento rigoroso e uma adoção dos princípios de marketing através do conhecido marketing mix. No entanto, conclui-se também que este projeto revela todo o potencial para conseguir efetivamente alterar o comportamento identificado acima caso exista alguma reformulação e adaptação. No que diz respeito às recomendações futuras, destaca-se a necessidade de fazer um levantamento do nível de consciencialização dos organismos públicos e empresas privadas da existência do Marketing Social e do seu potencial para atingir objetivos sociais altamente necessários para a evolução da sociedade e diminuição de muitos comportamentos de risco.


Trabalho final de Mestrado