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Internacionalização de empresas do sector vitivinícola: o caso do Grupo Sogrape

Aluno: Pedro TomÁs Herculano De Carvalho Valente


Resumo
Fenómenos como a globalização e a liberalização têm suscitado um crescente interesse por parte das empresas em se internacionalizarem. Desta forma, ao longo dos últimos anos também a investigação relacionada com a internacionalização tem registado um aumento significativo. O presente estudo tem como objetivo compreender a estratégia associada à internacionalização do Grupo Sogrape, abordando temas como os motivos que levaram o Grupo a expandir as suas operações, qual a atual estratégia internacional em prática e como é feita a gestão das diferentes subsidiárias. A metodologia utilizada é o Estudo de Caso e a recolha de dados é realizada através de entrevistas e análise documental, nomeadamente Relatórios e Contas, estudos formais já realizados e publicados entre outros documentos oficiais da empresa e do setor. Os resultados do estudo demonstram que o prestígio internacional associado à presença de empresas vitivinícolas em países do Novo Mundo e consequentes referências internacionais, assim como a procura por tornar as operações do Grupo mais eficientes, a procura por mercados que sejam relevantes consumidores de vinho assim como solidificar a visão ibérica do Grupo, são alguns dos motivos que definiram o processo de internacionalização do Grupo Sogrape. Adicionalmente, a procura por alcançar um equilíbrio perfeito entre a integração global das operações do Grupo e a autonomia dada a cada subsidiária na criação e desenvolvimento de novos produtos é algo que marca a estratégia internacional da Sogrape desde a sua criação.


Trabalho final de Mestrado