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Aplicações de Service Design em gestão de projetos. Estudo de casos

Aluno: Ana Maria Matos Cordeiro


Resumo
Revolução Digital potenciou várias alterações nos últimos anos em diversas áreas, gerando novas ferramentas associadas à Inovação. Num mundo globalizado e com grande oferta de Serviços, o cliente adquiriu um papel importante na conceção de novos projetos. Nascem assim conceitos como Design Thinking e consequentemente, o Service Design. A nível mundial, estas ferramentas já têm sido postas em prática por grandes empresas, mas em Portugal o conceito ainda é recente. No decorrer deste estudo, analisamos o Service Design enquanto ferramenta de inovação operacional e organizacional em Gestão, recorrendo ao estudo de caso de duas empresas com sede em Portugal. Esta investigação propôs clarificar em que elementos do ambiente organizacional pode (ou não) ser uma mais valia a aplicação do Service Design. De um modo geral, podemos comprovar que esta ferramenta é valiosa tanto a nível interno como externo nas organizações, destacando um impacto com significado nas dimensões económica, comercial, técnica e organizacional. O estudo também revela que a ferramenta de análise desenvolvida se mostrou adequada à análise efetuada, constituindo-se, deste modo, como um modelo conceptual útil na avaliação de projetos de Service Design. A aplicação do Service Design em matérias de inovação permite gerar resultados positivos, não só nos projetos onde se aplica, mas também nas melhorias de paradigmas internos das empresas.


Trabalho final de Mestrado