Aluno: Rita MendonÇa Teixeira
Resumo
O presente trabalho tem como propósito elaborar um Plano de Marketing Internacional para a expansão do Grupo Calzedonia para a Dinamarca, ou seja, o seu objetivo passa por desenvolver uma estratégia e planos de ação que apoiem o crescimento do mesmo para mercados externos. Desta forma, o Grupo foi fundado há quase 40 anos em Itália e é composto por variadas marcas sendo que o foco do trabalho são a Calzedonia e a Intimissimi. Tornou-se, principalmente na Europa, um dos líderes no setor do vestuário e atualmente tem presença em 56 países, pretendendo aumentar este número.
Posto isto, este projeto encontra-se segmentado em duas partes, teórica e prática. Na primeira encontram-se as principais teorias que dão suporte ao plano de marketing, e consequente internacionalização. E no segmento prático, realiza-se uma pesquisa acerca da situação atual do setor do vestuário e do mercado dinamarquês, onde também se tem uma visão do comportamento dos consumidores, que resulta no desenvolvimento das táticas de marketing-mix que melhor se adequa a este mercado.
Neste sentido, como metodologia utilizou-se o método action-research e a estratégia mixed-method, com vista a recolher dados primários e secundários. Como dados primários, recolheram-se 335 respostas a partir de um questionário online realizado a consumidores dinamarqueses de biquínis ou fatos de banho, meias ou collants e lingerie feminina. Com isto, foi possível perceber o nível de notoriedade da marca e determinar o target da mesma. Por fim, ressalva-se que este projeto tem como data de implementação o mês de janeiro de 2024, e que nele se encontram planos de ação que tiveram como base os objetivos e as estratégias estabelecidos no plano de marketing.
Conclui-se, a partir da elaboração deste trabalho, que a Dinamarca apresenta um mercado relevante aquando da procura de um mercado externo para a expansão do Grupo Calzedonia. Tendo sido delineado um plano de ação com o objetivo de obter sucesso neste processo de internacionalização.
Trabalho final de Mestrado